Como se faz um batom?

No post de hoje vim mostrar para vocês um pouco do que acontece no mundo da química cosmética, como funciona a fabricação dos cosméticos , no caso o escolhido foi o batom.

Este é um dos itens de maquiagem mais usados e comprados, afinal são muitas opções de cores e não podemos fazer uma maquiagem sem ele. Posso dizer que para mim é um dos itens que mais amo!

capa batomPesquisas são feitas para que os batons sejam formulados com o cálculo correto, para que assim possam sair de forma que não fique aquele batom que derrete demais ou duro que quase não sai a cor.

Eles são formulados basicamente por uma mistura de ceras (que em sua maioria, iram dar a consistência ao produto) e óleos. Além disso claro, possui os outros ingredientes indispensáveis para manter a qualidade do batom, como conservantes, antioxidante  e também aqueles que dão a cor, os pigmentos. Pode-se encontrar outros ingredientes adicionais como o FPS.

1 b

Misturando o pigmento a base do batom. Este processo da imagem é em escala pequena feita, normalmente para teste.

Todos os ingredientes são pesados de acordo com o cálculo estabelecido, feito isto está na hora de aquecer essas matérias-primas para que fiquem no estado líquido e se fundem.

Não é preciso uma temperatura alta para isto. Após este procedimento eles são colocados em uma forma, como quando fazemos bombons em casa, sabem? Essas formas são necessárias para manter o formato da bala do batom.

2 b 2As formas são de inox e tem duas partes. Para receber a mistura do batom derretido as duas partes são fechadas e o líquido é despejado, em excesso, de forma que cubra tudo e até transborde. A forma é batida em uma superfície para que não haja bolhas em seu meio.  Depois deste processo, são armazenados em lugares com temperatura adequada até que o batom esfrie e endureça, obtendo a sua forma.

O buraquinho que tem no meio do batom é para facilitar depois ao encaixá-lo na sua embalagem final, aquele tubinho que faz o batom subir, quando rodamos.

3 b 2Quando está quase frio já são retirados o excesso da superfície para que fiquem certos. Frio por completo, a forma é aberta e o batom é retirado.

5 bO batom passa pelo controle de qualidade, onde uma de suas funções é detectar falhas no batom como, fendas, bolha…

4 bPor fim o batom recebe uma chama, através de um “maçarico”, onde ele é flambado e ganha aquele brilho característico. Agora, ele já está pronto para ser embalado e vendido nas lojas.

O que acharam desta curiosidade?

Pretendo falar sobre outros produtos neste tipo de post de Como se faz. Alguém tem alguma sugestão do que gostaria de ver?

Bjosss ♥

Anúncios

12 comentários sobre “Como se faz um batom?

  1. Pingback: Batom Tantra – Duda Molinos | Essência de Diva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s