Pele hidratada o ano todo

capa hidrataçãoA pele é o maior órgão do corpo humano (aproximadamente 16% do peso corporal). Possui funções como: proteção, termorregulação, percepção, secreção e síntese da vitamina D, todos essenciais para um bom funcionamento e uma vida saudável.

Ela é dividida em 3 camadas:

camadas

  • Epiderme – Camada mais externa, subdividida em várias outras camadas.
  • Derme – Camada intermediaria, onde se encontram as fibras Colágenas e Elásticas.
  • Hipoderme – Camada mais profunda, formada por células gordurosas.

A pele possui hidratação natural devido ao filme hidrolipídico, mas fatores externos, gerados devido aos maus hábitos, influenciam nessa hidratação. São eles: água muito quente, sabonetes muito alcalinos, exposição solar, entre outros.

Por isso é importante ficar atento aos maus hábitos e agregar rotinas que façam bem a pele. Sendo assim não poderia deixar de falar sobre a hidratação.

Ela pode ser feita de duas formas:

  • Interna – Quando o suor (água e sais minerais) atravessam as várias camadas da pele chegando a epiderme e se evapora ao meio ambiente. É aqui que entra a importância de uma boa alimentação e de se ingerir bastante água. Como o próprio nome já diz é uma forma de nos hidratar de fora para dentro.
  • Externa – Feita com o uso de cosméticos. A hidratação interna é muito importante porém não é suficiente, afinal precisamos de algo que não só hidrate internamente as células, mas que mantenha está água em maior quantidade e por mais tempo, e está será a função dos produtos cosméticos hidratantes.

hidrataçãoOs cosméticos atualmente vem ganhando várias formas de uso, apresentação, ativos e mecanismo de ação para ajudar o consumidor a manter a pele hidratada da forma que mais lhe agrade. Basicamente o mecanismo de hidratação cosmética ocorre de duas formas:

  • Oclusão – Utilizam-se ativos que formam um filme sobre  a pele, impedindo a perda de água, ou seja, a sua evaporação da pele. Ex: Vaselina, Óleos vegetais.
  • Umectação – Possui substâncias higroscópicas, portanto que captam a água do meio e retém na superfície da pele. Ex: Propilenoglicol, Glicerina.
  • Hidratação Ativa – Utilizam substâncias higroscópicas que conseguem permear a epiderme e reter água nas camadas mais profundas. Ex: alfa-hidroxiácidos (AHA) e seus derivados.

É claro que pode-se encontrar cosméticos com ambos os mecanismos de ação, portanto que contém em sua formulação ingredientes que forneçam água e também ingredientes emolientes que irão formar um filme e deixar a pele com sensação aveludada.

A Quinta Cosméticos possui hidratantes para qualquer época do ano. Ambos promovem hidratação por meio da umectação e também pela presença de agentes formadores de filme.

quintaO de Pitanga, com aroma fresquinho e textura leve, é formulado com glicerina, óleo de oliva, silicones e extrato de pitanga. Já o de Vanilla, possui um aroma adocicado e contém ativos como glicerina, óleo de oliva, silicone, manteiga de cacau e extrato de camomila.

Agora que já sabem como manter a pele hidratada e sua importância é só colocar em prática =D

Espero que tenham gostado e gostaria de saber se vocês já possuem algum desses hábitos para manter a pele hidratada?

Bjosss ♥

Este post é um publieditorial.

Anúncios

4 comentários sobre “Pele hidratada o ano todo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s