Limpando a pele

limpando a pele do rosto

É muito importante manter a pele do rosto limpa. Está é uma região que permanece constantemente exposta e recebe agressões diárias, gerando assim acúmulos em nossa pele ao longo do dia, como: sujeira, poeira, poluição, suor, maquiagem e outras impurezas.

A poluição, por exemplo, que é um dos fatores de grande preocupação devido a seus efeitos nocivos ao meio ambiente, também é uma grande vilã a nossa pele. Ela provoca alteração na barreira de proteção cutânea, podendo até provocar a liberação de radicais livres. Com isso gera obstrução dos poros, o que ocasiona o aparecimento de cravos e espinhas, e também promove o envelhecimento precoce.

Portanto crie uma rotina para cuidar da sua pele, serão poucos minutos gastos para deixará-la mais saudável.

Encontre o ideal- Escolha o produto ideal para sua pele: normal, oleosa, mista, sensível, acneica ou seca.

Sabonetes

Podem ser encontrados de diversas formas: barra, líquido, gel ou espuma.

Tem como função principal remover as impurezas da pele. Para isso são usados agentes de limpeza, os tensoativos. O mais comum é o Lauril. Este é um ingrediente muito utilizado porém, quem formula deve usar uma quantidade permitida pela ANVISA, pois apesar de eficaz é irritante, principalmente quem tem a pele sensível. Outra opção são os sabonetes sem sabão, estes agridem menos.

Além disso os sabonetes podem agregar benefícios extras através dos ativos, podendo ser de origem vegetal, sintética ou mineral Eles variam de acordo com o apelo e a proposta do produto. Ex: Aloe Vera, Extrato de Camomila, Ácido Salicílico, Extrato de Pepino, entre outros.

Uso: Deve ser aplicado na pele úmida com movimentos circulares e depois enxaguado. Seu uso é indicado, até duas vezes ao dia (manhã e tarde). Quando usado em excesso pode prejudicar a pele.

sabonete Liquid Facial Soap Oily Clinique | Gel de limpeza Morning Energy Clean & Clear | Sabonete Pele Sensível Cetaphil

Tônicos

Há quem diga que ele é importante e há quem ache que ele é um produto dispensável. A questão é que os tônicos possuem a função de complementar a limpeza feita pelo sabonete. Removem os resíduos que o sabonete não conseguiu.

São líquidos e podem ser classificados como tônicos ou tônicos adstringentes, este último é mais indicado para peles oleosas e/ou acneica devido a presença de substâncias adstringentes que promovem o fechamento dos orifícios pilossebáceos.

Sua formulação pode ou não conter álcool. Os tônicos alcoolizados possuem o uso indicado para as peles mais oleosas. O problema do álcool na composição se da pela concentração (quantidade) utilizada dele, pois em índices elevados torna-se agressivo a pele, deixando-a sensível, ressecada (se for seca) ou agravar a oleosidade (no caso de peles oleosas).

Também contém a presença de outros ativos para ajudar na limpeza ou ainda acalmar, hidratar, controlar a oleosidade isso dependerá da proposta do produto e para quem é indicado. Podendo assim ser de origem vegetal, sintética ou mineral. Ex: Glicerina, Sais de zinco do PCA, Extrato de Alga, entre outros.

Uso: Deve ser aplicado após o uso do sabonete, com a pele limpa e seca. Para isso é preciso do auxílio de um algodão.

tônicoTônico Nívea Visage Expert Lift | Tônico Facial Nivea Visage Suave | Tônico Adstringente Oil Control Granado

 Demaquilantes

Podem ser encontrados de diversas formas: loção, creme, leitoso, líquido, bifásico ou lenços umedecidos.

Tem como função remover a maquiagem seja ela a prova d’água ou não. São os únicos produtos que conseguem realmente remover a maquiagem sem agredir a pele.

Os demaquilantes liquídos ou aqueles lenços umedecidos, são eficazes na remoção de maquiagem que não sejam a prova d’água. Seu principal ingrediente na formulação, que irá ajudar na remoção da maquiagem, são os tensoativos leves.

Já os demaquilantes mais cremosos e oleosos são indicados para remover a maquiagem mais pesada, a prova d’água, principalmente dos olhos . Removem de maneira mais rápida sem agredir a região sensível  dos olhos. São formulados com ingredientes como emolientes que facilitam a remoção. Os silicone é um agente muito utilizado principalmente em demaquilantes bifásicos.

Assim como todos os outros produtos também podem agregar ativos para tratar a nossa pele e ajudar na remoção. Ex: Óleo de Girassol, Pantenol, Glicerina, entre outros.

Uso: Deve ser o primeiro passo. O modo como aplicar, normalmente, é feito com a ajuda de um algodão, exceto claro os lenços umedecidos. Após seu uso é recomendado enxaguar o rosto e seguir com os outros passos para promover a limpeza total da pele.

demaquilanteDemaquilante Líquido Vult | Demaquilante Toleriane La Roche-Posay | Demaquialante Bifásico Double Effect Nivea

Esfoliante

Podem ser encontrados de diversas formas: líquido, gel, creme ou barra.

Tem como função remover as células mortas, promovendo uma renovação celular, o que deixa a pele mais viçosa e macia. Há dois tipos de esfoliantes, os mecânicos e os químicos.

Os esfoliantes mecânicos (ou físicos) são os mais comuns. Eles possuem partículas (grânulos), de tamanhos variados, onde através da fricção é feita a esfoliação. Em sua formulação o agente que irá promover essa esfoliação pode ser de origem sintética, natural ou mineral. Ex: semente de damasco, semente de melancia, microesferas polidas.

Já os esfoliantes químicos, ao invés de usar grânulos utilizam ativos químicos que promovem a esfoliação sem precisar friccionar. Um exemplo disso são os famosos peelings. Exemplos de ativos químicos: Ácido Glicólico, Ácido Salicílico, entre outros.

Além disso, ambos podem conter outros ativos que trazem benefícios extras isso irá depender do que está buscando. Podem ajudar a controlar a oleosidade, ao envelhecimento precoce entre outros.

Uso: Seu uso deve ser moderado. Deve ser utilizado de uma a duas vezes por semana ou a cada quinze dias. Isso irá depender do tipo de pele e esfoliante. O tipo de esfoliante usado também irá dizer o modo correto de sua aplicação. Leia o rótulo e veja o modo mais indicado para utilizar

esfolianteSabonete Esfoliante Natura Faces | Esfoliante Diário OlayRegenerist | Gradual Complex Solução Esfoliante

Como podem ver os produtos hoje em dia de limpeza vão além da função limpar a pele, eles também cuidam.

O que vocês acharam? Vocês limpam a pele direitinho?

Bjosss ♥

Anúncios

6 comentários sobre “Limpando a pele

  1. Eu confesso que ultimamente estou meio preguiçosa com o meu rosto, por conta da correria do dia a dia. Apenas uso o sabonete. ;x
    Eu tenho o sabonete líquido facial Clean & Clear, eu gosto bastante dele, ele da uma sensação de que fecha os poros.

  2. Adooorei!! Vc sempre arrasa!! Como disse estou usando um sabonete manipulado com semente de damasco e ácido glicólico… Estou esperando o resultado ainda!! Eita vontade de tirar as sardinhas com a bucha!! hahahahaha…. beijos! ;*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s