O pH dos Cosméticos

pH dos cosméticos

O pH dos produtos cosméticos é assunto desconhecido para muitas pessoas. No mercado atual, assuntos como por exemplo o sal (que é uma bobeira) acabaram e acabam ainda, tendo uma importância maior que o pH, o que não deveria. Para o consumidor torna-se difícil entender este mundo, onde informações são geradas de forma rápida por pessoas de conhecimentos variados.

O pH (Potencial de Hidrogénio) é um dos itens que diz respeito a fabricação de um produto, onde está incluso na parte de controle de qualidade físico-química. Ele indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. Podem ser medidos através de aparelhos como o pHmetro ou através de fitas de Merck.

São classificados da seguinte forma: pH ácido 0 a 6,9; pH neutro 7; pH alcalino ou básico 7,2 a 14.

tabelaTabela de pH da Laureen Tai Cosméticos Professional

Para se estabelecer o valor de pH de um produto cosmético é necessário saber o pH da região a qual será plicada o produto. Afinal o ph de nosso corpo sofre alterações conforme a região do corpo, produtos químicos e idade (o envelhecimento tende a deixar o pH mais neutro).

O pH de nosso cabelo e pele em geral tende a ser mais ácido, variando de 4,5 a 6. Este é o ph ideal, conhecido como fisiológico. Desta forma conseguimos ter um sistema de autodefesa, combater bactérias e fungos e ainda protege contra infecções, alergias, irritações e coceiras. Produtos químicos (como foi dito), alimentação genética entre outros fatores provocam alterações, como por exemplo, em nossa pele, deixando-as mais secas ou oleosas.

Cabelo e Pele

Aqui está os pH encontrado nos diferentes tipos de cabelo e pele:

  • Seco (a)- Possui pH inferior a 7: Ácido.
  • Normal- Possui pH entre 4,5 a 6: Fisiológico.
  • Oleoso (a)- Possui pH superior a 7: Alcalino.
Saiba Mais

Para manter o equilíbrio deve-se utilizar produtos com ph complementar, por exemplo: Quem tem a pele muito oleosa possui o pH alcalino e por isso devem usar protudos mais ácidos para equilibrar o pH da pele. Já quem possui a pele com pH fisiológico, deve usar produtos com este mesmo pH para manter o equilibrio. Isso vale para pele, cabelo e unha.

cosméticos

Com relação aos produtos utilizado nos cabelos, com a finalidade de limpeza, o pH deve ser no máximo até 6. Desta forma ele não se distância do ph fisiológico e ainda consegue auxiliar na abertura das escamas do fio e promover a limpeza, sem danificá-los. Se o pH ultrapassar esse valor os fios tornam-se asperos e sem brilho.

O pH alcalino é usado nos fios somente em casos que queira alterar a estrutura do fio, ou seja, em processos de alisamentos ou até mesmo na coloração. Isso é um dos motivos que estes procedimentos danificam os fios.

Agora, produtos utilizados nos cabelos com a finalidade de hidratar, devem ter o pH em torno de 4,5, mais ácido. Sendo assim ele não se distância do ph fisiológico e ainda consegue neutralizar a ação dos produtos alcalinos. Eles irão fechar as escamas deixando os fios hidratados e com brilho.

O pH de uma criança é diferente de um adulto. Seu sistema de defesa ainda não está completo, além de outros fatores que interferem. O ph desses produto são em torno de 7, indicados como neutros. Não são compatíveis com o ph da pele e cabelo de um adulto, que são mais ácidos. O pH neutro em cosméticos para adultos são indicados somente quando se tem a pele ou couro cabeludo muito sensível e intolerante.

É importante o ph estar correto, pois ele torna o produto mais seguro, o que evita problemas como alergia e irritação. É a forma de manter o equilíbrio e o controle.

Empresas de cosméticos passam por processos de fiscalização que exige que tudo esteje dentro da lei. Cabe as empresas trabalharem de forma ética e rígida, para que o consumidor tenha um produto de qualidade e seguro.

Espero que tenha ajudado vocês a compreender e matar a curiosidade sobre esse assunto.

Bjosss ♥

Anúncios

5 comentários sobre “O pH dos Cosméticos

  1. Pingback: O ano de 2013 e que venha 2014! |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s