Bolinhas no corpo?

pele

A um bom tempo venho reparando, em uma coisa que está me incomodando muito. São bolinhas avermelhadas atras da minha coxa e no bumbum. Quase não se vê, mas quando passo a mão sinto elas, e são ásperas, o que me incomoda.

Resolvi pesquisar na internet, e acredito que se você não tenha este problema, certamente deve conhecer alguém. Por isso resolvi compartilhar com vocês. Lembrando que é importante antes de mais nada consultar seu dermatologista para confirmar se este é realmente o problema para não agravar a situação.

Eu pretendo marcar com um dermatologista, mas por enquanto confesso que ao pesquisar, como vi que esse problema tinha todas as caractéristicas do meu e como o tratamento não é nada grave ou que comprometa algo a princípio, resolvi seguir as indicações enquanto a consulta não chega.

As bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas que surgem nas regiões das coxas, do bumbum, dos braços, das pernas e da virilha, pode ser sinal de queratose pilar ou foliculite. São problemas diferentes e que exigem cuidados específicos.

Queratose pilar

Este é o problema que vinha me incomodando. Parecem pequenas espinhas ou cravos, mas são se engane pois não são. Essas bolinhas surgem pelo acúmulo de queratina sobre a abertura dos poros da pele. Isso ocorre pois há pessoas que produzem queratina em excesso. É genético, não dói, deixa a pele áspera e não tem cura.

Tratamento- Neste caso é recomendado o uso de sabonete para pele sensível. É importante esfoliar a região de uma a duas vezes por semana e hidratar bem. Cuidado para não usar esfoliantes muito abrasivos, para não agravar a situação. Use de preferência hidratantes com ação antiflamatória ou hidratantes bem potentes, como os que contém úreia ou ácido salicílico. Há tratamentos feitos em consultório, caso seu problema seja mais grave e não resolva apenas com isso, como os peelings químicos. Evite roupas apertadas e tabém ficar muito tempo sentada.

Foliculite

Ao pesquisar sobre a queratose pilar, vi também um outro problema comum e parecido, e que também tenho. Esse acredito que a maioria das pessoas passam ou já passaram por isso. A foliculite nada mais é do que pêlos encravados. Portanto são bolinhas que se inflamam como forma de defesa do corpo, quando o pelos não conseguem sair da pele. Pode provocar pus e deixar a pele manchada, além de doer.

Tratamento- Um dia antes da depilação faça uma esfoliação e em seguida use um bom hidratante, de preferância com ativos calmante como a camomila. Agora se a inflamação já surgiu e você ficou com a pele manchada será preciso o uso de cremes clareadores ou peelings químicos e muito filtro solar. Para isso é importante ir a um dermatologista, pois ele indicará o creme ideal. Além disso recomendo que este tipo de tratamento com cremes clareadores ou ácidos, sejam feitos após a época do verão. Pois esses tratamentos deixam a pele mais sensível ao sol, o que pode deixá-la manchada.

Muitas vezes se a foliculite é mais grave é preferível fazer o uso de laser para remover os pelos. Caso você seja suscetível ao aparecimento de pelos encravados evite aparelhos elétricos, pois eles quebram os pelos, o que facilita a inflamação.

No meu caso sempre usei esfoliante, mas confesso que não seguia uma rotina. Agora inclui uma rotina de esfoliação e hidratante mais potente para essas regiões. Comprei o Esfoliante em Gel da Depilart e o Hidratante Intensivo da Neutrogena

cosméticosMeus produtos

O único problema meu é que tenho a região da virilha um pouco manhcada justamente por causa da inflamação. Este já é preciso de um dermatologista para tratar o problema, afinal cremes clareadores, são mais perigosos para usar por conta própria.

Estou usando é farei Analisando o Rótluo + Resenha desses produtos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s