Perfume, você realmente conheçe? – Parte I

O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água. A origem de seu nome veio do latim: per (através) fumum (fumaça)- Através da Fumaça.

É uma delícia usar perfume, ele nós dá a sensação que buscamos sentir e transmitir: sexy, fresca, delicada….

Concentração

A concentração de essência usada na formulação do perfume é que determina a duração do cheiro na pele. Então esqueçam essa história de fixador, o que determina sua duração, além da concentração da essência, é a qualidade dos óleos essenciais e às notas de base (fundo).

Parfum- Possui entre 15 e 35% de extrato. Poder de fixação de até dez horas.

Eau de Parfum- possui entre 10 e 18% de extrato. Poder de fixação de até seis horas.

Eau de Toilette- Possui entre 5 e 10% de extrato. Poder de fixação de até quatro horas.

Eau de Cologne- A água de colônia possui entre 3 e 5% de extrato. Tem a função de prolongar o frescor e o conforto do banho.

Pirâmide olfativa

O perfume é formado através de uma pirâmide olfativa, isso por se desenvolver no tempo, ou seja, conforme for passando o tempo após a aplicação do perfume, as notas serão liberadas.

Notas de saída (cabeça)- A impressão inicial. Quando aplicamos o perfume as notas que sentimos primeiro são as notas de saída. São notas mais voláteis e refrescantes.

Nota de coração (corpo)- Dão personalidade e a característica do perfume. São menos voláteis e são sentidas assim que o perfume “desaparece” sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.

Notas de fundo (base)- Garantem o poder de fixação de uma fragrância. São pouco voláteis e definem o cheiro que se difunde na pele. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

Matérias-Primas

O óleo essencial é um concentrado extraído de materiais primas que podem ser de três origens: vegetal, animal e sintética. Uma fórmula de perfume tem em média de 40 a 250 matérias primas, escolhidas entre aproximadamente 1500 essências naturais e 4500 sintéticas, ou seja, há inúmeras possibilidades de combinações.

Matérias-Primas Vegetais- Podem ser flores, raízes, folhas e caules, ervas, musgos, grãos, madeiras e cascas de árvores.

Matérias-Primas Animais- Eram bastante utilizadas, principalmente, em notas de fundo (base) devido ao seu poder de fixação. Porém com o passar do tempo as práticas de extração foram regulamentadas para assegurar a sobrevivência das espécies envolvidas. Hoje, os ingrediente sintéticos substituem bem os originais.

Matérias-primas Sintéticas- são réplicas dos naturais e permitiram inúmeras combinações. Um exemplo desses ingredientes são os aldeídos, substâncias que fixam as fragrâncias das flores, o que possibilita o uso da matéria-prima natural em menor quantidade.

Ao comprar um perfume…

Aplique-o sobre a pele, não se baseie no cheiro que ele tem ou simplesmente no cheiro  dele na pele de outra pessoa, pois o perfil genético  hábitos alimentares, enfim influenciam no cheiro final do produto sobre a pele.

Além disso, é preciso esperar, pelo menos uma hora após a aplicação para que assim o desenvolvimento das três fases da difusão da fragrância: notas de saída duram no máximo 15 minutos; notas de coração são liberadas a partir do aquecimento da pele e duram 40 minutos; e notas de fundo são as mais tardias, contudo mais persistentes.

Os perfumes nã devem ser mantidos ao abrigo de luz, umidade e calor, pois podem acelerar o processo de deterioração do perfume. Em média, após aberto, duram cerca de dois anos. Se guardarem fechados (lacrados) podem durar anos.

Aplique o perfume em pontos de maior pulsação como: pulso, umbigo, nuca, ou atrás dos joelhos. Eles duram mais tempo. Outra dica é colocar um pouquinho nas palmas das mãos e espalhar pelo corpo.

Aguardem a Parte II, que trará dicas para escolher o perfume certo para você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s