Cosméticos Naturais e Orgânicos

Cosméticos verdes são mais sustentáveis. Agridem menos o planeta e o nosso organismo, pois são formulados com ingredientes naturais, evitando corantes, perfumes e derivados de pretóleo, como por exemplo. Esses tipos de cosméticos substituem pelo menos uma parte de suas matérias-primas por produtos que vêm da própria natureza, como o óleo mineral pelo vegetal.

Natural e orgânico, diferanças.

Natural: A fórmula precisa conter pelo menos 5% de matéria-primas certificadas orgânicas. Os 95% restantes podem ser compostos por água, matérias-primas naturais não certificadas ou permitidas para formulações naturais. Uma matéria-prima só será classificada como natural se for realmente 100% natural.

Orgânico: A formulação precisa trazer pelo menos 95% de matéria-primas orgânicas certificadas. Os 5% restantes da formulação podem ser compostos por água, matérias-primas naturais, provenientes de agricultura ou extrativismo não certificados ou permitidos para formulações orgânicas.

Feito com ingredientes ou matérias-primas orgânicas: O cosmético precisa ter de 70% a 95% dos componentes da formulação certificados como orgânicos. O restante da formulação pode ser composto por água, matérias-primas naturais, provenientes de agricultura ou extrativismo não certificados ou permitidos para formulações orgânicas. Também é possível obter essa certificação apenas para uma matéria-prima.

A eficácia desses produtos.

Muitas pessoas tem a visão de que os produtos naturais ou orgânicos são mais fracos. Isso não é verdade. É possível produzir cosméticos verdes com eficácia, como ocorre por exemplo, no mercado europeu. Aqui no Brasil ainda há produtos no qual não conseguimos saber se são eficacezes ou não, como por exemplo, produtos antiidade ou com filtro solar. Esses produtos exigem trabalhos científicos, no qual, não temos o suficiente, e além disso ainda é necessário a adição de ingredientes sintéticos. Produtos como shampoo, sabonete, exfoliante, são mais fáceis de saber se são eficientes e de se formular.

Fique atento! Não se engane! Nem tudo o que parece é.

Cosméticos verdes vão além de um simples ativo natural, há uma preocupação com a produção como um todo, desde as escolhas das matérias-primas no seu processo de fabricação até e seus descartes, assim como as embalagens e rotulagens.

Como saber se estou comprando um cosmético ecologicamente correto?

Primeiro fique atento a formulação e evite produtos sínteticos muito agressivos e derivados do petróleo. Alguns exemplos: Silicone, dimethicone e cyclomethicone; parafina, petrolatum; Lauril/Laureth Sulfato de Sódio.

Outra forma é indentificar selos nas embalagens. Aqui no Brasil ainda não há uma lei que estabeleça as regras para se formular produtos cosméticos verdes, mas há empresas que trabalham através de certificações, no qual estabelecem diretrizes para conseguir um produto mais próximo do natural possível. Desta forma os fabricantes que queiram produzir produtos natruais ou orgânicos devem seguir essas diretrizes e se realmente estiver tudo certo com a formulação, o produto é reconhecido pela empresa. Portanto os consumidores conseguem identificar os produtos que realmente são orgânicos, naturais, através dos selos (vejam no slide show abaixo) que são colocados nas embalagens dos produtos. As empresas mais conhecidas que trabalham com esse processo de certificação são: a ECOCERT e o IBD.

Evitem comprar produtos testados em animais. Os que não são vem com um selo. Mas quem recebe os selos Ecocert ou IBD, fiquem tranquilos, porque são produtos que não foram testados em animais.

Vejam algumas empresas ecologiacamente corretas:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

5 comentários sobre “Cosméticos Naturais e Orgânicos

  1. Boa Tarde!

    Que materia boa.Muit obrigada.
    Voce poderia por gentileza me informar ,onde posso encontrar informacoes sobre produtos que fazem mal a pele,pois os citados a cima ,ja os conhecia,e tenhouma outra pequena com sseis itens,mas gostaria de ampliar meus conhecimentos sobre,assim identificar o que estou comprando.

    Os selos sao apenas para produtos produzidos no Brasil?Voce teria conhecimento sobre selos na Europa,quais sao?

    Atenciosamente,

    helania

  2. Pingback: Selos de Certificações Cosméticas « Essência de Diva

  3. Pingback: Óleo Corporal Amêndoas Doces – Avon Naturals | Essência de Diva

  4. Ola, Estou vendendo uma formula . Para raxadura dos pes, age profundamente nas rachaduras remove as selulas mortas trasendo mas vidas e masciez ao seus pes igual a esse vc nunk viu ele cura mesmo, mesmo que as sua raxaduras estiveren sangrando, ele ten uma reaçao de cura encrivel e eu Estou registrando esse creme por nome de vida-pe, nao perca ligue ja e de o seu lance. Tefone para dontato: 031 33365130 ou 031 96514452, falar com leandro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s