Carmex

Hoje vou analisar o rótulo do famoso e queridinho por muitas, o lip balm Carmex.  Este é o carmex tradicional. Vamos ver então porque todo mundo adora e se realmente cumpre com o que diz.

Sua embalagem diz: Alívio duradouro para lábios secos e rachados.

Composição química:

Petrolatum, Lanolin, Cetyl Esters, Theobroma Cacao Seed Butter, Cera Alba, Paraffin, Camphor, Mentol, Salicylic Acid, Aroma, Vanillin.

Analisando o rótulo:

Petrolatum- De origem mineral, ele forma uma barreira hidratante, impedindo a perda de água.

Lanolin- Lanolina é um produto natural obtido a partir da cera de lã bruta. É um agente emoliente, que irá manter os lábios hidratados. Além disso, suaviza e facilita o espalhamento do produto.

Theobroma Cacao Seed Butter– Manteiga de cacau, obtida da semente de seu fruto, é também um agente emoliente. Rica em ácidos graxos como ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico, possui textura suave e substâncias antioxidantes. Devido suas propriedades hidratantes e emolientes, consegue recuperar o ressecamento dos lábios.

Paraffin– Parafina é um derivado do petróleo.  É um agente engordurante e espessante. Evita o ressecamento dos lábios.

Camphor– Cânfora é uma substância aromática obtida a partir da madeira de sua árvore. Ela produz um efeito de resfriamento e dilata os vasos sanguíneos, por isso fique atento, pois podem causar irritação da pele e dermatite com o uso repetido.

Mentol- É um composto orgânico obtido por síntese ou extração do óleo de mentha piperita, ou de outros óleos essenciais. Tem a capacidade de abaixar a temperatura local da pele e estimular a sua circulação na camada mais superficial, provocando uma sensação de alívio, refrescância.

Salicylic Acid – Ácido salicílico também conhecido como Beta-Hidroxiácido, é bastante utilizado em produtos de cuidados da pele, isso por ter propriedades queratolíticas, ou seja, propriedades esfoliantes. Portanto na fina pele dos lábios ele irá agir desta forma, promovendo uma leve esfoliação, o que irá fazer com que as células mortas se soltem, provocando uma renovação celular. Desta forma a pele dos lábios consegue absorver melhor os outros ingredientes da formulação, deixando os lábios hidratados.

Adorei analisar está formulação e ver realmente que é um hidratante labial bem completo, não somente com ingredientes hidratantes, mas também com ingredientes que ajudam na renovação da pele.

E o que eu achei?

Esse carmex do potinho tradicional é sem sabor. Como vimos, na embalagem diz ter, cânfora, mentol e vanilia (baunilha), mas o cheiro que sinto é somente da cânfora. Apesar disso não me incomoda, não tenho problemas com esse tipo de aroma.

A textura dele no potinho varia conforme a estação (tempo), isso me incomoda um pouco. Em temperaturas amenas ele fica mais durinho, é preciso friccionar mais o dedo, para aquecer o produto, e então conseguir passa-lo. Quando está mais quente ele “derrete” um pouco, fica bem molinho, só de encostar o dedo já vem o produto.

Quando aplicado sobre lábios, a sua textura é quase um gloss. Possui um brilho leve, porem não fica melecado. Logo que aplico sinto a sensação de refrescância. Agora quanto à hidratação gostei bastante. Para mim é um bom hidratante labial.

Não lembro quanto paguei. Comprei quando viajei na Boots, mas vende na ASOS, por £2.55.

Anúncios

2 comentários sobre “Carmex

  1. Pingback: Eu Indico: Hidratantes Labiais « Essência de Diva

  2. Pingback: Dicas para manter os lábios hidratados | Essência de Diva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s