Cuidado com as tatuagens

Não se sabe ao certo quando tudo começou, mas a prática de se tatuar é tão antiga quanto a humanidade. A tatuagem é utilizada, atualmente, por pessoas das mais variadas culturas, como forma de expressão individual de arte e estética do corpo. Um dos perigos, e o mais conhecido é o arrependimento. Existem pesquisas que mostram que metade das pessoas que fazem tatuagens quando mais jovens decidem removê-las no futuro. Mas outro perigo é a reação que a pele terá com a penetração da tinta. Há um grande risco de causar alergia, portanto alguns cuidados antes de se tatuar são importantes. O que pode ocorrer é a hiperpigmentação pós-inflamatória ou também a hipopigmentação transitória, que ocorre principalmente na pele morena.

Hiperpigmentação pós-inflamatória É o aumento da produção de melanina (que confere a pigmentação da pele), para se proteger da lesão causada pelo processo de tatuagem. Essa melanina em excesso pode causar até manchas.

Hipopigmentação transitória – É quando uma quantidade de melanina normal, junto com a melanina-alvo, foi destruída no momento da aplicação da tatuagem.

Para que isso não aconteça é indicado fazer o uso de cremes despigmentantes a base de hidroquinona (ativo clareador) antes da tatuagem. Esses cremes impedem ou minimizam a ocorrência desses problemas.

Outro risco preocupante, é o de adquirir doenças através da agulha, como HIV, hepatite, Aids, enfim todas as doenças que podem ser transmitidas através do sangue.

Por isso é importante pensar muito e escolher um lugar de confiança. Esses são os cuidados necessários antes da tatuagem, mas é claro que, os cuidados pós-tatuagem são tão importantes quanto, pois só assim conseguirá um resultado bom e sem complicações.

Anúncios

2 comentários sobre “Cuidado com as tatuagens

  1. Tenho 4 tatuagens, todas feitas recentemente (1 ano mais ou menos), e ainda bem que nada disso aconteceu! Todas deram super certo, só a primeira que desbotou um pouquinho depois de uns 3 meses, mas aí eu retoquei e ela ficou perfeitinha de novo! De qualquer forma, sempre recomendo ter muita cautela, o arrependimento pode não ter volta depois 😉 Ótimo post!

    Beijocas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s