Analisando o rótulo: Manteiga Emoliente da Granado

Antes de começar gostaria de fazer algumas explicações sobre como funciona os posts Analisando o rótulo.

Este post é uma forma alternativa para falar dos produtos cosméticos. Nele irei destacar somente os ingredientes que trazem benefícios diretamente aos consumidores. Não entrarei em detalhes na parte que se diz respeito à “base da formulação”, “mais química”, ou seja, ingredientes sem nenhuma função maior do que estabilizar, emulsionar, conservar, enfim entre outros usados para garantir uma boa estabilidade, segurança e eficácia do produto. Isso é interessante para quem irá formular um produto (uhull eu 😉 ).O importante para vocês consumidores é saber os ativos que trazem esses benefícios, entender melhor como agem, sua função. Então é só seguir os posts que você saberá mais sobre os produtos que usa.

O escolhido de hoje é a Manteiga emoliente da Granado, que já é conhecida por muita gente. Na sua embalagem diz conter emolientes naturais e é indicado para áreas ressecadas do corpo. Então vamos ver o que diz sua formulação e o que acho do produto.

Composição química:

Astrocaryum murummurum Butter, Theobroma Grandiflorum Seed Butter, Butyrospermum Parkii Butter, Berthollethia Excelsa Nut Oil, Glyceryl Stearate, Cetearyl Glucoside and Cetearyl Alcohol, Sodium Cetearyl Sulfate, Dicaprylyl Carbonate, Dicaprylyl Ether, Octyldodecano, Octyl Palmitate, Dimethicone, Tocopheryl Acetate, Sodium Polyacrylate, BHT, Glycerin, Butyl and Ethyl and Methil and Propylparaben and Phenoxyethanol, Parfum, Aqua, Citronellol, Coumarin, Geraniol, Hexyl Cinnamal, Hydroxyisohexyl 3- Cyclohexene-Carboxaldehyde, Linalool, Butylphenyl Methylpropional.

Vamos analisar o rótulo:

Astrocaryum murummurum Butter – Manteiga de Murumuru é rica em ácidos graxos como ácido láurico, ácido mirístico e ácido oleico (ômega 9), possui propriedades emolientes, deixando a pele macia e hidratada.

Theobroma Grandiflorum Seed Butter- Manteiga de Cupuaçu é um triglicerídeo e apresenta em sua composição ácidos graxos saturados e insaturados e fitoesteróis(especialmente beta-sitosterol) que atuam a nível celular. Desta forma ela possui propriedades emolientes, proporcionando toque agradável, maciez e suavidade à pele, possibilitando a recuperação da umidade e elasticidade natural da pele principalmente em peles secas. Além disso possui alta capacidade de absorção de água.

Butyrospermum Parkii Butter- Manteiga de Karité é composta por uma mistura de ácidos graxos como o ácido oleico (ômega 9), o ácido esteárico, o ácido palmítico e o ácido linoleico (ômega 6), que agem como emolientes, formando um filme que impedem a perda de hidratação da pele e cabelos. A presença de tocoferóis (vitamina E) confere a propriedade de antioxidante. Ela também é rica em ácido cinâmico que atua como um filtro natural, auxiliando na proteção da pele e dos cabelos contra a radiação UV.

Berthollethia Excelsa Nut Oil- Óleo da castanha do Brasil (Castanha do Pará) é constituído de 67% de ácidos graxos insaturados, além de sais minerais, proteína (excelsina), vitaminas A, B, C e E. Desta forma ele possui ação emoliente, nutritiva, lubrificante. Em produtos para a pele proporciona maciez, suavidade, evita o ressecamento, conservando a textura da pele. Também pode ser usado em produtos para mancha da pele.

Dicaprylyl Carbonate- Carbonato de Dicaprilil, agente emoliente.

Dicaprylyl Ether- Éter Dicaprílico agente emoliente, condicionante.

Octyl Palmitate- Palmitato de Octila Este produto é derivado do óleo de palma e é pode ser usado como emoliente ou solvente.

Dimethicone- Dimeticone é um silicone formador de filme, que impedem a evaporação da água da pele.

Tocopheryl Acetate- Acetato de Tocoferol – vitamina E agente antioxidande, que combate os radicais livres.

Glycerin- Glicerina é um agente umectante. Os umectantes são substâncias higroscópicas que têm a propriedade de reter água na pele.

Citronellol, Coumarin, Geraniol, Hexyl Cinnamal, Hydroxyisohexyl 3- Cyclohexene-Carboxaldehyde (Lyral), Linaloo, Butylphenyl Methylpropional- São apenas substâncias aromáticas, mas achei interessante destacar, pois há pessoas que são alérgicas a algumas fragrâncias, no caso o Geraniol e o Lyral são considerados sensibilizantes. Então se você tem alergia a perfumes tome cuidado com essas duas fragrâncias.

Aguardem, também irei fazer uma resenha deste produto.

Dúvidas? deixe seu comentário 😉

Anúncios

5 comentários sobre “Analisando o rótulo: Manteiga Emoliente da Granado

  1. Pingback: Resenha: Manteiga Emoliente Granado « Essência de Diva

  2. Parabéns pelo blog.Gosto de saber informações sobre os produtos que uso, estou usando esse e outros da Granado, principalmente porque não contêm parabenos. Aguardo outras resenhas.Sucesso p vc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s